Área de Concentração/Linha de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

  • Informática em Saúde: Informática em Saúde combina as áreas de Tecnologia da Informação e Saúde e Telessaúde para desenvolver os sistemas necessários para administrar a expansão da informação, avançar o fluxo de trabalho clínico e melhorar a segurança do sistema de saúde. Ela envolve a integração da ciência da informação, da saúde e das telecomunicações para coletar, organizar e garantir sistemas de informação e de dados relacionados com a saúde.

Linhas de Pesquisa:

  • Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde/eSaúde: Produção, utilização e avaliação da tecnologia da informação, tanto de hardware e software, para uma melhor tomada de decisão e melhores resultados aos pacientes.Integração da tecnologia da informação com os cuidados de saúde para apoiar a melhoria contínua nos sistemas de assistência ao paciente, gestão de projetos, tomadade decisão, avaliação da qualidade e da operacionalização e integração dos sistemas de saúde. Inovação, Tecnologia, Política de Saúde e Economia, os princípios legais e éticos nos cuidados de saúde, pesquisas em saúde e sua aplicação. Análise de pesquisa no cuidado em saúde, sistemas de informação e tecnologias em saúde, gestão de dados, informação e conhecimento, bem como, utilização de dados de saúde para a melhoria dos processos, contenção de custos e cuidados seguros em saúde. A história, aplicação, impacto e necessidades futuras em Informática em Saúde.

Para dar sustentabilidade a esta linha de pesquisa foram constituídas as seguintes áreas temáticas:

1) Métodos e intervenções para a promoção da mobilidade, ubiquidade (tecnologia pervasiva) e acessibilidade.

2) Gestão de informação por meio da organização efetiva, análise e uso da informação.

3) Segurança do paciente e qualidade do cuidado em saúde por meio de instrumentos, produtos e abordagens baseadas na informática.

4) Ergonomia e Usabilidade de sistemas, otimização de workflow e superação de barreiras.

5) Desenvolvimento e avaliação de sistemas de informação.

 

  • Telessaúde: Desenvolvimento, aplicação e aprimoramento de técnicas e métodos na utilização das telecomunicações para prestar ações de saúde, aconselhamento, e ensino em saúde à distância, com a utilização de recursos de internet, redes de voz e vídeo, tele/webconferências. Desenvolvimento e avaliação de métodos, produtos e sistemas em teleconsultoria e segunda opinião formativa. Estratégias de telepesquisa, teleeducação e telecuidado. Estrutura e segurança de rede em Telessaúde. Aspectos éticos e legais em telessaúde.

Para dar sustentabilidade a esta linha de pesquisa foram constituídas as seguintes áreas temáticas:

1) Teleconsultoria e Segunda Opinião Formativa.

2) Gestão e Sustentabilidade em Telessaúde

3) Desenvolvimento e Avaliação de iniciativas em Telessaúde.

4) Telepesquisa e Compartilhamento de Dados

5) Teleducação e Telecuidado